segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tecnologias na educação

As tecnologias são ferramentas importantes que auxiliam a prática pedagógica, já que envolve o uso de uma ou mais técnicas para atingir determinado resultado, ou seja, corresponde a uma alternativa a mais para que os alunos construam o seu conhecimento de forma global. Pois as tecnologias enriquecem o saber humano, favorecem novas conquistas e geram a evolução, a libertação e a transformação da sociedade.
Entretanto, as tecnologias na escola precisam atender a alguns objetivos para que os alunos não se tornem apenas meros consumidores de informações, mas que interajam e consigam produzir conhecimentos capazes de resolucionar problemas reais. Nesse sentido, as tecnologias são oportunidades para que os alunos e a escola possam se desenvolver.
Para que essa prática se torne relevante e significativa o gestor deve criar condições para o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas.
Porém, sabe-se que na maioria das escolas públicas o gerenciamento das tecnologias é precário, principalmente pela falta de recursos financeiros e preparo de professores, inclusive pelo fluxo de troca dos profissionais a cada ano.
Gerir tecnologias é necessário no atual contexto social para isso é preciso driblar o orçamento, motivar os profissionais a se aperfeiçoarem constantemente.
Lembrando que tecnologia na educação, não são apenas computadores, softwares e internet, mas todos os meios e apoios que utilizamos para que os alunos aprendam.
Valorizamos as tecnologias e sua integração às práticas da escola, por isso, seu uso foi discutido amplamente e aprovado pelos professores, alunos e pais e inserido no Projeto Político Pedagógico da escola, como um instrumento de importante para o desenvolvimento da aprendizagem.
Em nossa unidade escolar, os professores e alunos são motivados a utilizar as tecnologias disponíveis de forma interativa de modo a encontrar alternativas capazes de minimizar os problemas encontrados no dia-a-dia e aproximar os conteúdos da realidade, como também, tornar a aprendizagem um espaço mais prazeroso e criativo.
O gestor incentiva os professores a inserirem em seus planejamentos o uso das tecnologias disponíveis na escola como ferramenta de apoio no desenvolvimento dos conteúdos. Ainda, após o uso dessa ferramenta de aprendizagem, os professores entregam relatórios dos conteúdos trabalhados com objetivos e atividades.
Além disso, contamos com um técnico responsável pelo laboratório de informática que auxilia os professores a co-reger as turmas e desenvolver o trabalho de forma mais dinâmica e produtiva.

Autoras: Daniela Fante Fernades
              Maristela Bernardi Valentini

Um comentário:

  1. olá, visitei o blog da escola muito interessante e parabéns pela iniciativa de estar mostrando o trabalho realizado na escola.
    Marema

    ResponderExcluir